Início > Tecnologia, TI > Duo, 2 Duo, Quad Core, saiba o que são essas marcas Intel

Duo, 2 Duo, Quad Core, saiba o que são essas marcas Intel

Atualmente só se fala nos processadores Duo, 2 Duo, Quad Core, todos é claro, produtos da top mundial Intel. A evolução dos processadores Intel foi acelerada pela briga direta com a AMD (que hoje anda meio mal das pernas), e com a velocidade de processamento assim como a quantidade de tamanho de cache dos processadores vem crescendo de forma muita veloz.

O Core Duo (também conhecido como Pentium 6) é um processador com dois núcleos centrais, com compartilhamento da memória cache do processador. Tem um grande ganho de processamento se comparado com seus antecessores Intel, apesar de quando instalado em notebooks criar uma perda de 15% vida da bateria quando existem conexões USB 2.0 ativas.

O Core 2 Duo tem uma grande melhoria no barramento, cache, além de melhorias no consumo elétrico e do calor dissipado. É um processador com dois núcleos, mas diferente do Duo ele não compartilha a memória cache e mas tem o valor igual para ambos os núcleos . Com normalmente valores de cache maiores que o Core Duo, esse processador trabalha em velocidades bem superiores ao seu antecessor, e é a volta da Intel a ter processadores funcionais em desktops e notebooks, sem existir famílias diferentes de processadores para os dois tipos de máquinas. O Core 2 Duo é o processador da moda, principalmente por ser “muito mais rápido” que seus antecessores, o que trás um ganho considerável em desempenho em praticamente 100% das tarefas.

O Quad Core é a evolução do Core 2 Duo, mas agora com 4 núcleos, além de ter a memória cache duplicada, o que torna ele ainda mais rápido que o 2 Duo. Ainda são poucas as motherboards com suporte a esse processador, e talvez aguardar pela evolução dele seja a melhor escolha para o momento.

É bom sempre lembrar que programas (assim como jogos) precisam ser preparados para esse tipo de processamento, e em sua grande maioria ainda não são bem processados pelas tecnologias mais novas. A aposta do momento são os Core 2 Duo que já são suportados pela maioria dos games atuais, e que certamente terão um bom desempenho com esses processadores.

fonte: meiobit

Categorias:Tecnologia, TI
  1. daisson
    2 setembro, 2008 às 2:31 am

    a onde eu encontro programas compativeis para a minha maquina que e um windwos vista premiu e e duo 2 quad. obrigado desde já Daisson Poa <Rgs

  2. renatoxavier
    3 setembro, 2008 às 1:54 pm

    Não conheço muitos programas, mas em uma breve pesquisa que fiz, vi que já existem vários programas, voltados para o aproveitamento de múltiplos núcleos. Use o oráculo (Google) que vc encontrará informações mais específicas. Boa sorte

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: