Início > HowTo's, Linux > Configurando variáveis de ambiente (Ubuntu)

Configurando variáveis de ambiente (Ubuntu)

Olá pessoal,

recentemente precisei fazer configurações de algumas variáveis de ambiente para a utilização de um software que estava testando, mas não queria digitá-las toda vez que eu entrasse no meu ubuntu, nem queria deixá-las restritas ao meu usuário declarando-as no meu .bashrc. Então lemnrei do arquivo /etc/environment, mas quando coloquei as modificações do PATH, ele não concatenou, e sim, substituiu o meu PATH antigo. Então vi que eu deveria alterar o meu arquivo /etc/profile, mas este não exite no ubuntu. Contudo no lugar de profile exite uma pasta /etc/profile.d/ onde é possível colocar aquivos .sh que faria o trabalho por mim. Então bastou criar um novo arquivo

$ sudo vim /etc/profile.d/script.sh

e adicionar as linhas;

export PATH=$PATH:/o/novo/diretorio

e estava feita a configuração nova do PATH. A única observação é que o novo PATH aparecerá para todos os usuários, exceto o root.

Abraço. Até a próxima.

Categorias:HowTo's, Linux
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

